CURSOS MULHER VIRTUOSA
 
DYNABRASIL
MATO GROSSO .... CHARMOSO
HISTORICO 1975-2013 - VIDEO - FOTOS
QUEM SOMOS
DYNAMUS
FRANQUIA DYNAMUS
ESCOLA CHARME MT
ORATORIA
MATO GROSSO -TRABALHO
ARTIGOS
ORATORIA SACRA
ORATORIA POLITICA
ORATORIA ESTUDANTES
ORATORIA ESPANHOL
ORATORIA PROFESSORES
ESCUTAR - OUVIR
DESENVOLVIMENTO
VENDAS 1
VENDAS 2
VAREJO
GARÇONS
PALESTRAS
MOTIVAÇAO
HOSPITALIDADE
VALORES
CURSOS LID.CRISTÃ
CURSO MKT MOTIVACIONAL
CURSOS VAREJO
CURSOS PROFESSORES
CURSOS MULHER VIRTUOSA
CURSOS LIDERANÇA
CURSOS GARÇONS E HOSPITALIDADE
RESILIÊNCIA
VOU VENCER!!!
COMPETENCIA
DYNAGYM
ESTRESE ZERO
DYNASAUDE
CERTIFICADOS
FRACASSO -XQ
DYNABASE
CLUBE EXECUTIVOS
BRAS FOTO
TRABALHO SOCIAL MT
PALESTRA CUSTO ZERO
DISTRIBUIDORA DE LIVROS
Cursos e Palestras para a mulher

imagen
"Estou sempre alegre, essa é a maneira de resolver os problemas da vida."

"Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria" Filipenses 4:4

imagen
Mulher Virtuosa, Quem a Achará?

Arquivado em Mulher por Sandra Torres |

Tenho aprendido muitas coisas interessantes e importantes na vida, mas a mais preciosa é que Deus me ama e tem um plano para minha vida e este plano é que cada dia eu me torne mais parecida com Cristo, seu unigênito filho. E para que isso ocorra, eu tenho de passar pelo menos alguns minutos do meu dia em conversa, comunhão com Ele, para que aprendendo dEle, através da sua palavra, e em conversas (oração) íntimas e pessoais, receba dEle toda orientação que preciso para viver uma vida com propósito e alegria.

O desejo do meu coração é que muitas mulheres também aprendam isso e possam ver suas vidas serem transformadas e edifiquem seus lares. A mulher virtuosa descrita em Provérbios 31, muitas vezes dá-nos a impressão de uma super-mulher. A bíblia a descreve como sendo uma mulher esperta, habilidosa, próspera e forte, um verdadeiro exemplo a ser seguido.

Assim, fui “garimpar” sobre o significado de virtuosa. Comecei pelo dicionário Aurélio e lá encontrei que virtuosa significa “aquela que têm virtudes”. Virtudes significa “disposição firme e constante para a prática do bem, força moral e valor.” Na Nova Versão Internacional da Bíblia ela é chamada de “esposa exemplar”, e no hebraico a palavra “virtuosa” pode significar rica, próspera, valorosa, ousadamente corajosa, forte, guerreira poderosa.

Notem que em nenhum momento a palavra perfeita apareceu. É possível para qualquer uma de nós ser uma mulher virtuosa. Para isso Deus está disposto a nos capacitar, nos enchendo com sua maravilhosa graça, fluindo através de nós, transformando nossa vida e nosso lar.

Estava lendo um livro (O Livro das Virtudes da Mulher - Ed. Mundo Cristão), e uma das autoras, relata sobre uma viagem que ela e o marido fizeram ao Havaí e, lá conheceram as Cataratas Wiamoku. Ela conta:

“As cataratas Wiamoku, são formadas por 7 poços interligados que caem um por cima do outro montanha abaixo até desembocarem no Oceano Pacífico. Quando as chuvas caem elas enchem o primeiro poço, este transborda, formando uma queda d’água, que acaba por cair sobre o segundo poço, que transborda e caí sobre o terceiro, assim sucessivamente até que todos os 7 poços estejam cheios e formando um espetáculo de 7 quedas.”

Ela ainda compara esta maravilha com nosso relacionamento com Deus, dizendo que:

“Quando chegamos até Cristo, Deus derrama suas bênçãos sobre nós, enche-nos com seu amor, poder e graça. Quanto mais tempo passamos com ele, mais nós nos enchemos de seu amor, que transborda sobre aqueles que estão a nossa volta.”

Eu gostei muito deste exemplo porque ele nos ajuda a vislumbrar a importância de nosso período de comunhão com Deus, quando permitimos que Deus nos encha com sua presença, nos transforme à sua imagem e semelhança, nossas atitudes serão transformadas e automaticamente transbordaremos sobre aqueles que convivem conosco e abençoaremos suas vidas também. Mas para que isso realmente aconteça precisamos nos esvaziar de nós mesmas e nos enchermos de Deus.

Voltando a falar sobre a mulher virtuosa de Provérbios 31, já que ela é um exemplo a ser seguido vamos ver algumas de suas prioridades e valores.

Provérbios 31 :10-31

Relacionamento com seu Deus - Prov 31:25, 26,30
Relacionamento com seu marido - Prov 31:11,23,28,29
Relacionamento com seus filhos - Prov 31:21,28,
Relacionamento com sua vida e seu trabalho - Prov. 31:13-19,21,22,24,27
Relacionamento com seu ministério - Prov 31:20,26,29,31
Relacionamento consigo mesma, cuidado pessoal - Prov 31:17,18,22,25,30
Certamente essa mulher sabia onde se encher. Ela buscava em Deus a sabedoria para fazer sua vida valer a pena e ela também sabia que Deus tinha um plano para sua vida. Meu desejo é ser como ela e, se teu desejo também é esse, convido você a caminhar conosco e, principalmente, com Cristo, permitindo que Ele nos transforme em mulheres virtuosas.
SUZANA WESLEY

Partes da biografia

Wesley solicitou à mãe que descrevesse seu método de educação. Ela fez numa carta de 24 de Julho de 1732 que ele publicou no Diário, sob data de 1 de agosto de 1742, a data da morte da progenitora.

Chegando à idade de 5 anos, cada criança era ensinada a ler; todos menos Molly e Nancy, aprenderam o alfabeto em um só dia; estas requereriam um dia e meio. Sua cartilha de leitura era o primeiro capítulo de Gênesis. Samuel, por exemplo, aprendeu o alfabeto em poucas horas; no dia 11 de fevereiro até a Páscoa, já lia todo o primeiro capítulo de Gênesis correntemente. Hetty,geralmente considerada a mais brilhante da turma, aprendeu o grego aos 8
anos.

Marta, teve a infelicidade de casar-se com um homem que veio a pregar e a praticar a poligamia, mesmo assim, pelo brilho do seu intelecto, fora convidada para fazer parte do círculo do Dr. Johnson, figura máxima da elite intelectual da Inglaterra da época.

Era um lar onde a religião era tomada a sério e onde reinava a disciplina.
Já vimos como Susana havia deixado a Igreja do seu pai, por causa da consciência.

Descendentes de gerações de pregadores,e,
pessoalmente convictos da realidade da religião, era inevitável o reflexo disto
no seu lar. Dois breves parágrafos da carta já citada bastam para ilustrar o que queremos dizer:

As crianças da família eram ensinadas, tão logo soubessem falar, a oração dominical, que tinham que dizer sempre ao levantar e no deitar; a isso se acrescentava à medida que cresciam, uma curta oração pêlos pais,
algumas coletas, um catecismo menor, e alguma porção da Escritura, conforme as suas memórias permitissem.

Cedo tiveram que distinguir entre o Domingo e os outros dias, antes deles poderem falar ou andar. Logo eram ensinadas a ficar quietas no culto doméstico, e a pedir uma benção imediatamente depois, o que faziam por sinais, antes de poderem ajoelhar-se ou falar.

Alguns dos bons hábitos se perderam quando, depois do incêndio, os filhos passaram alguns meses com outras famílias. Para corrigir estas faltas, um novo regime se instalou: Iniciou-se o costume de cantar salmos ao começar e ao encerrar a escola de manhã e à tarde. Também o costume do retiro geral foi iniciado quando o maior se encarregava do menor,o segundo ao penúltimo e assim sucessivamente lendo diariamente um Salmo ou um capítulo do Novo Testamento. De manhã, eram instruídos a lerem os salmos e um capítulo do Antigo Testamento. Depois disto tinham as suas orações particulares, antes de receber o seu desjejum ou entrar no convívio familiar.

A disciplina era rígida, tão rígida que alguns estudiosos da vida de Wesley tendem a crer que era completamente falho no elemento de alegria.Porém em uma carta,João expressa saudades de casa dizendo:“Epworth, que ainda amo acima de todos os lugares no mundo.”

Quando faziam um ano eram ensinadas a temer a vara e a chorar suavemente. Por esse meio eles escaparam uma abundância de correção
que eles teriam de receber de outra forma ....e assim a família vivia em
silência como se não tivesse uma criança entre eles.... Comiam o que se colocava diante delas, na hora da refeição, sem ser-lhes permitido comer ou beber a outra hora, salvo em caso de doença....

O nome de Deus tomado em vão, blasfêmias e juras, profanidade, obscenidade, nomes rudes e mal-educados nunca se ouviam entre elas.... Entre as regras do ‘regulamento interno’ constava a seguinte: “que nenhuma ação pecaminosa, como mentira, pequeno roubo, brincadeira na igreja ou no dia do
Senhor, desobediência, briga, etc passa-se sem castigo.” As horas de brincadeiras eram regulamentadas.
Sob a mesma data 1742, Wesley transcreveu uma outra carta que Susana havia escrito ao marido. Ela costumava, uma vez por semana, conversar com cada um dos filhos separadamente, concernente as coisas de Deus e os seus interesses espirituais. “Tomo tal proporção do tempo que posso todas as noites conversar com cada criança à parte... na 5a feira com Joãozinho ...” Eis alguns dos aspectos do lar em que Wesley foi criado, e as crianças que eram quase seus únicos companheiros durante os primeiros 10 anos de sua
existência. O método de sua mãe em criar filhos influenciou fortemente no trabalho que Wesley realizou com crianças mais tarde.......

MULHER VIRTUOSA, QUEM A ACHARÁ?


Amada irmã, não deixe de ler este estudo até a última página. Deus vai falar profundamente ao seu coração, tenho plena certeza, que você não será mais a mesma, após a leitura deste estudo.
DEUS TE ABENÇOE – VOCÊ É UMA MULHER VIRTUOSA

ESTE ESTUDO, TEM COMO REFERÊNCIA, PROVÉRBIOS CAPÍTULO 31.1-31
Entendemos que o livro de Provérbios, intitulado como o livro da sabedoria, tem sido para nós mulheres um manual de instrução e sabedoria, para nos ensinar, a maneira correta de procedermos, como mulheres sábias, na vida espiritual, conjugal, material e familiar de um modo geral.

ELE DÁ INÍCIO, COM UM REI FAZENDO REFERÊNCIA AOS CONSELHOS QUE SUA SÁBIA MÃE LHE DERA. PV.31.1-9.

A partir de versículo 10, vamos aprender com a mulher virtuosa como ela desenvolveu algumas qualidades.
Virtude - Quer dizer: disposição firme a habitual para a prática do bem, boa qualidade moral.
Virtuosa – Pessoa que domina em auto grau a técnica de uma arte.
Esta mulher de Pv. 31, serve de exemplo para nós, porque ela era uma mulher virtuosa. Ela sabia dominar em alto grau, a técnica de manter, uma família estruturada, na área: espiritual, emocional e porque não dizer também no lado físico desta abençoada família.

Esta mulher virtuosa aqui na Bíblia não tem nome. Então cada uma de nós dará o nome para esta mulher. Eu a darei o nome de Neuza Baldini, e você dê a esta mulher o seu nome.

VEJAMOS ALGUMAS QUALIDADES DA MULHER VIRTUOSA
Pv.11.16 – A mulher aprazível (agradável,alegre) guarda a honra. (respeito próprio que resulta em um bom nome e na estima pública)
Pv. 12.4 – A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como apodrecimento nos seus ossos.
Pv.18.22 – O que acha uma mulher acha uma coisa boa e alcançou a benevolência (estima, afeto) do Senhor.

A boa esposa é aquela que teme a Deus em 1º lugar.
Sabemos que nem todas as mulheres são boas esposas.

Ec. 7.26 – (Autor;Salomão) E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte: a mulher cujo coração são redes e laços e cujas mãos são ataduras; quem for bom diante de Deus escapará dela, mas o pecador virá a ser preso por ela.
Exemplo de uma mulher que foi um laço na vida de um juiz - Dalila (na vida de Sansão)
Não deixe de ler Juízes Cap. 16

VAMOS APRENDER, ATRAVÉS DA BÍBLIA SAGRADA, ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE MULHERES QUE EU E VOCÊ JAMAIS PODEREMOS SER:

Pv. 9.13 –A mulher louca é alvoroçada (agitada, perturbada);é nécia (ignorante,estúpida, tola) e não sabe coisa alguma.
Pv.11.22 – Como jóia de ouro em focinho de porca, assim é a mulher formosa que se aparta da razão.
Pv. 21.19 – Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa (briguenta) e iracunda (que se ira facilmente).
Pv. 27.15 –O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa (briguenta), um e outro são semelhantes.

Deus fez a mulher para andar lado a lado com o marido, exercendo o papel de uma fiel companheira,
nos momentos bons e nos momentos difíceis. Vejamos uma mulher que serviu de consolo
para o seu marido, que enxugou às suas lágrimas, ao se tornar sua esposa. REBECA

Gn. 24.67- E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe, Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim, Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.

Você mulher, tem sido sensível aos sentimentos do seu marido nos momentos difíceis que ele tem passado? Você tem oferecido o seu ombro amigo para ele repousar e encontrar apoio e conforto? Ainda que os homens queiram demonstrar que são os machões, ou mesmo não querem ceder que eles também estão sujeitos a fragilidade humana e necessitam da nossa compreensão, do nosso afago, do nosso carinho, devemos compreendê-los, e não levar em conta este lado machista, afinal, são eles os responsáveis pelo sustento e manutenção do lar e da família.

Gên. 12. 1-9 - Relembremos, uma mulher, que tendo a formação de princesa, saiu de sua terra, deixando também para trás sua querida parentela e seguiu seu esposo Abrão, para uma terra, longínqua e desconhecida, e não questionou, mas seguiu-o, em obediência a Deus e em concordância com o seu marido, exercendo sua função de esposa dedicada, fiel companheira e amiga. Esta mulher todas nós conhecemos, seu nome é Sara.

Será que estamos procedendo em total obediência para com o nosso marido, como está escrito em:

Ef. 5.22-25 – Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor.
Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da Igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido
Col.3.18- Vós, mulheres, estai sujeitas a vosso próprio marido, como convém ao Senhor.
I Pedro 3.1 –Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas ao vosso próprio marido, para que também, se algum não obedece à palavra, pelo procedimento de sua mulher seja ganho sem palavras.
Ef. 5.33 – Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. (reverenciar, honrar, respeitar)

A Bíblia deixa claro, que o nosso corpo, pertence ao nosso marido. Quantas vezes somos egoístas em relação ao ato sexual, não satisfazendo o cônjuge nesta área, que é tão importante no relacionamento conjugal, leiamos:

I Co. 7.4 – A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido;e também, da mesma maneira, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.

ATENÇÃO – Não vamos ignorar o que está escrito em:
Hb.13.4 – Venerado (respeitado) seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula;(mancha, pecado) porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará.


PARA SER UMA MULHER VIRTUOSA, É NECESSÁRIO:

1º - Buscar em 1º lugar o Reino de Deus.
Mt. 6.33 – Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.
2º - Temer a Deus, e buscar a sabedoria.
Pv. 9.10 – O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.
3º - Manter a casa edificada sob a sabedoria
Pv. 9.1 – A sabedoria já edificou a sua casa, já edificou as suas sete colunas.

Numa casa, onde tem uma mulher virtuosa, não pode faltar nem uma destas colunas.
Vamos dar nome a elas.

1- Oração - II Ts. 5.17 - Rm. 12.12 - 2- Humildade – I Sm. 25.23-28 3- Obediência - Dt. 28.13 -
4- Vigilância - I Co. 16.13 - 5- Perdão - Cl. 3.12-13 - 6- Amor - I João 4.20 – I Cr. 13.13 - 7- Prudência– Pv. 19.14


Pv.31.10 - Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins.
A mulher virtuosa é generosa, pois sente compaixão pelas pessoas aflitas e necessitadas. Seu coração, cheio de bondade, sente a dor do próximo e busca a justiça no seu pensar e agir. Ela segue os passos de Jesus.
POR QUE ESTA MULHER ERA VIRTUOSA?
Ela foi comparada ao rubi, porque o rubi é o 2º mineral mais valioso e mais duro, depois do diamante. Isto quer dizer, que além dela ser preciosa, sua vida estava revestida pelo poder de Deus.
Satanás, ainda que tentasse, ele jamais conseguiria quebrar ou destruir esta mulher, porque ela foi comparada a pedra preciosa e endurecida, pedra protegida pela poderosa mão de Deus.

Ef. 6.10-11- No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Pv. 31.11- O coração do seu marido está nela confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará.
A mulher virtuosa demonstra seu caráter, seu valor, no seu andar, na sua maneira de vestir, no seu falar...Ela é coerente em suas palavras e atitudes.
A mulher virtuosa tem domínio próprio, sabe decidir, sabe o que é bom para sua imagem, para a educação dos seus filhos, sabe dar tranqüilidade ao coração do seu marido. A fidelidade caminha ao seu lado e acima de tudo ela agrada a Deus. Ela sabe fazer bem ao marido. O seu marido, não tem do que se envergonhar, a respeito desta mulher virtuosa.
Esta mulher, passava para o seu marido, segurança, confiança, firmeza, equilíbrio, ele podia sair para o trabalho, com sua mente descansada, pois sua mulher sabia resolver muito bem qualquer adversidade que surgisse. Ela não era uma mulher medrosa, que vivia dizendo: Ah! Eu não sei como fazer com esta ou aquela situação difícil, ah! Meu marido viajou, não sei como ordenar a minha casa. Ah! Meus filhos não vão me obedecer, se faltar algum dinheiro para a manutenção da casa, eu não sei fazer nada. Se um filho passar mal, vou ficar desesperada, não aquela mulher era temente a Deus, era mulher sábia, prudente e sabia muito bem, como agir, na ausência do seu marido.

Pv. 31.12 - Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida
Aquela mulher virtuosa, fazia bem para o seu marido, não era somente aos domingos com um almoço melhorado, ou somente no aniversário de casamento ou nos dias dos namorados, ou no Natal. Não, de forma alguma, aquela mulher independente de dia ou comemoração, independente de como seu marido acordava, da maneira como ele a tratava, ela era sábia, prudente, amiga, amorosa, ela fazia bem para o seu marido todos os dias da sua vida.
O seu marido não andava com roupa suja, mal passada, camisa faltando botão, enfim esta mulher por ser virtuosa, ela era respeitada e admirada pelos filhos e pelo seu marido.

Pv.12.4 – A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como apodrecimento nos seus ossos.

Pv.31.13 - Busca o linho e trabalha de boa vontade com as suas mãos.
Esta mulher virtuosa, com certeza, tinha muito cuidado com suas mãos, mas nem por isso, ela deixava de tecer lã e linho. Quantas mulheres poderiam ajudar seus maridos no orçamento da casa, e ficam acomodadas, e nada fazem para ajudá-lo. Por mais simples que seja sua contribuição, você poderá melhorar no orçamento das despesas de sua família.
Ainda existe quem pensa que uma mulher virtuosa se dedica apenas ao trabalho doméstico. Quando falamos em mulheres cristãs, pensamos logo na mulher que lava, passa, cozinha, arruma, cuida dos filhos, do marido... Isso também ! Mas a mulher virtuosa no mundo de hoje precisa ir além. Ela é mulher que está ativa no mercado de trabalho. Ela é inteligente, sabe negociar, investir, aumentar o patrimônio da família. Hoje o comando de várias empresas estão nas mãos de mulheres.
Assim era esta mulher virtuosa de Provérbios 31. E esta mulher hoje, pode ser você.

Pv.31.14 - É como o navio mercante (relativo ao movimento comercial, navio cargueiro): de longe traz o seu pão.

Achei este versículo maravilhoso. Esta mulher virtuosa, comparada com um imenso navio, para ela não importava a distância, mas ela estava comprometida com a família, com a casa, com seus filhos, ela mantinha sua casa abastecida de alimento. Ela era mulher de fibra, para esta mulher não havia dificuldades, em ajudar o seu marido.

Pv.31.15- Ainda de noite, se levanta e dá mantimento à sua casa e à tarefa às suas servas.
Esta mulher virtuosa, depois que ela se deitava, ela se lembrava de verificar a dispensa, inspecionar o celeiro, verificar as tarefas que suas servas iriam executar no dia seguinte, e não esquecia de distribuir o que cada uma teria que fazer.

Pv.31.16-Examina uma herdade (terras,fazenda) e adquire-a; planta uma vinha (plantação de videiras – uvas) com o fruto de suas mãos.
Esta mulher era tão especial, que ela não se acomodou com trabalho de suas mãos, de tecer lã e linho, ela também pesquisou uma fazenda, boas terras, comprou, e mais, plantou com suas próprias mãos uma bela e maravilhosa vinha. Tudo isto para ajudar no sustento de sua casa, para o sustento dos seus filhos. Esta mulher não era preguiçosa.

Pv.31.17- Cinge os lombos de força e fortalece os braços.
Esta mulher virtuosa, quando se achava cansada, e precisava continuar suas tarefas diárias, ela cingia os seus lombos, apertava o cinto, reanimava-se exercitava os braços e não desanimava, continuava realizando seu trabalho, em prol de sua família. Esta mulher verdadeiramente, era uma honra para o seu marido.

Pv.31.18- Prova e vê que é boa sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
Ela não estava somente pensando em negociar sua mercadoria de qualquer jeito não, ela primeiro provava, para ver a qualidade do que ela estava vendendo, e mais, tinha a maior preocupação com sua lâmpada, não deixava apagar, ela tinha azeite 24 horas. Sua casa, seu marido, seus filhos, podiam confiar totalmente nela, pois eles dormiam e a casa permanecia iluminada, durante toda a noite. Esta casa não sabia o que era trevas, escuridão, pois ela mantinha sua lâmpada abastecida e acesa.
Afinal a lamparina não foi acesa para ficar debaixo da mesa e sim para iluminar, trazer esperança de dias melhores, lamparina acesa, trás esperança de vida. O lar que tem uma luz acesa, significa que ali tem vidas, tem gente.
Esta mulher era prudente, não lhe faltava o azeite. Ela era cheia do Espírito Santo. Que exemplo maravilhoso para nós mulheres.

Como estão as nossas lamparinas? Temos azeite suficiente, para aguardarmos a volta do noivo? Mateus 25 1-13
Temos azeite bastante, para manter nossas lamparinas acesas? Se o noivo chegar agora, para levar a sua noiva, estamos no grupo das 5 virgens prudentes? É um bom momento para fazermos uma reflexão.

Pv.31.19-Estende as mãos ao fuso (peça roliça sobre a qual se enrola o fio que vai tecer a lã - As mulheres fiavam lã, pêlos de cabra e linho e teciam em casa as fazendas com as quais preparavam roupas para a família) e as palmas das suas mãos pegam na roca (bastão de madeira no qual se enrola a rama da lã, do linho, para fiar) Ex. 35.25-26)
Mais uma qualidade desta mulher, ela tecia vestes para os seus filhos e marido. Que exemplo, também, para nós as mulheres, que não estamos fazendo nada para ajudar a manter nossos filhos bem vestidos, com uma boa aparência. Aprendemos com esta mulher virtuosa, que podemos, com o trabalho de nossas mãos, melhorar a aparência do vestuário da nossa família.
Não precisamos saber tecer a lã, ou costurar, se soubermos, ótimo. Porém precisamos é ter coragem para enfrentar o trabalho, mente disposta a aprender alguma profissão.
Os desafios da vida moderna exigem uma mulher que cresça no campo do conhecimento sem perder as qualidades que fazem dela uma mulher virtuosa.

Pv.31.20- Abre a mão ao aflito; e ao necessitado estende as mãos.
Esta mulher exercitava a prática do amor, da misericórdia. Ao aflito, angustiado, faminto e necessitado, ela estendia carinhosamente a sua mão, socorrendo-os.
Tiago 4.17- Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado.

Pv.31. 21 – Não temerá, por causa, da neve, porque toda a sua casa anda forrada de roupa dobrada.
Que maravilha, era a casa desta mulher, ela se preocupava em manter o seu lar, aquecido, protegido, forrado, ela estava preparada para junto do seu marido, seus filhos e servas, enfrentar o inverno, a neve, o frio, o gelo. Nesta casa ninguém ficava a mercê da neve, pois ela era uma mulher prudente, prevenida, não tinha medo, era uma mulher destemida, corajosa. A neve representa dificuldades, obstáculos, mas diante de tudo isto, ela estava sempre preparada para vencer, esta mulher zelava, pela sua família. Ela tapava as brechas. E nós ? como está a nossa casa? Estamos vigilantes, não deixando a neve, o gelo, a frieza, penetrar em nosso lar?

Pv.31. 22 – Faz para si tapeçaria; de linho fino e de púrpura é a sua veste.
Podemos imaginar que a casa desta mulher era muito bem ornamentada, pois ela mesma fazia a tapeçaria, de material muito especial. Tudo que ela fazia para sua família, era com muito gosto e prazer.
A mulher virtuosa é elegante.Isso não é pecado,é cuidado. Ela quer ter sua auto-estima elevada. Não por vaidade , mas para estar bem consigo mesma e para o seu marido.
É importante não confundir o ser cuidadosa, caprichosa, zelosa, com a vaidade desnecessária.
Todas as coisas precisam estar em harmonia, porém nada é mais importante, do que servir a Deus e construir sua família
I Pe. 3.3-4 – O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestes.
Mas o homem encoberto no coração, no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
Isto não significa que a mulher cristã não possa se vestir e se arrumar com uma beleza natural.
O Apóstolo Pedro, inspirado pelo Espírito Santo de Deus, quis apenas enfatizar que a mulher deve se preocupar mais com a beleza interior do que com a beleza exterior. É bom ser ou estar bonita; mas é ainda muito mais importante, ser VIRTUOSA.

Pv.31. 23 – Conhece-se o seu marido nas portas, quando se assenta com os anciãos da terra.
Ela sabia o marido que tinha, ele também era um homem sábio e prudente, quando se assentava com alguém para conversar, era com os homens idosos, homens experientes. (Este casal dava testemunho de verdadeiros servos de Deus, era um casal, que servia de exemplo para os filhos)

ZACARIAS E ISABEL - EXEMPLO DE CASAL
Lc. 1:5 - Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel.
Lc. 1:6 - E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.

Pv.31. 24 – Faz panos de linho fino, e vende-os, e dá cintas aos mercadores-
Esta mulher além de trabalhar em sua casa, ela também era comerciante, ela fazia panos de linho e vendia-os. Esta mulher era muito ativa.

Pv.31.25- A força e a glória são as suas vestes, e ri-se do dia futuro.

O FUTURO PARA ELA, ERA MOTIVO DE RISOS.
Ela era tão segura, tão firme no que fazia, tinha tanta certeza, que Deus estava com ela, que Deus estava presente em sua vida, em seu lar, que ela não temia o futuro. Ela dizia em seu coração:
Sl.118.6 – O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem .
Hb.13.6 – E, assim, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem.

Pv.31. 26 – Abre a boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
Esta mulher só abria a boca com sabedoria, ela só usava a sua língua como instrumento de bênção. Vamos pedir a Deus sabedoria para profetizarmos para nossa família, nossos filhos, nosso marido, nossa igreja, somente bênçãos. Não vamos proferir palavras de desânimo de derrota, nossas palavras têm poder. Vamos profetizar: A minha família é vitoriosa, o meu casamento não será destruído, meus filhos são bênçãos de Deus em minha vida.

Pv.31. 27 – Olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça.
Esta mulher não dava lugar a preguiça, estava sempre olhando, cuidando de todo o governo da casa. Quando seu marido chegava do trabalho, seus filhos da escola, estava tudo preparado, a casa estava arrumada e perfumada e limpa, e a refeição prontinha para ser saboreada.
Por ser cuidadosa, a mulher virtuosa sabe administrar bem o seu lar e desta forma consegue encontrar tempo para todas as suas atividades. Ela distribui tarefas e naturalmente acompanha o serviço para ver se tudo está sendo feito a contento. Levanta-se cedo e prepara seu lar para mais um dia de dedicação.
O tempo passa rápido. A preguiça não foi feita para uma mulher cristã. Ela é ativa, de coragem, de fé, de oração, “não come o pão da preguiça”.
A mulher virtuosa é assim: dinâmica, empreendedora, trabalhadora.
Podemos imaginar também,quando as dificuldades aparecem, quando os problemas surgem, é claro que eles surgem, a essência das virtudes, do amor, do temor ao Senhor faz com que a tempestade passe e a mulher virtuosa sente o gosto da vitória, pois em Cristo somos mais que vencedoras.

Pv.31. 28 – Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também seu marido, a louva, dizendo:
Pv.31. 29 – Muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu a todas és superior.
Nestes dois versículos, observamos, que quando seus filhos se levantavam, a 1ª atitude deles, o 1º gesto era engrandecer aquela mãe, e o seu marido, via nela qualidades superiores a todas as mulheres.

A mãe precisa ser admirada pelos filhos. Eles a têm como modêlo. Você tem sido um exemplo para seu filho? Se isto não está acontecendo, então tem algo errado. Os filhos não podem admirar mais uma atriz ou um ator de novela, do que os seus pais. Os filhos refletem em sua maioria o que os pais lhes ensinam.
Eles podem gostar das pessoas, ter admiração por elas, mas o exemplo de vida vem dos pais, de quem eles devem se orgulhar.

Pv.31.30- Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme a ao SENHOR, essa será louvada.

Aqui está o segredo desta mulher virtuosa, ela foi vitoriosa, no seu lar, no seu casamento, vitoriosa com os filhos, porque ela temia ao SENHOR.

A mulher virtuosa não vive de aparências, mas vive uma vida de santidade, de obediência a Deus, muita oração e dedicação em tudo que faz: Quer seja, em sua casa junto da família, na igreja ou no trabalho.

Pv.31.31 – Dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na nas portas as suas obras.
De quem devemos esperar reconhecimento? Do mundo ou de Deus?
Ofereça o melhor de você independentemente das circunstâncias, pois estas passam, mas a sua conduta, coerência, firmeza, dedicação, gratidão e compaixão permanecem e transcendem as dificuldades, as barreiras e os horizontes.
Se você tem dificuldade de assim agir, ore, para que Deus retire do seu coração, os sentimentos que estão bloqueando seu desejo.
Se assim agirmos, seremos vitoriosas, vencedoras, virtuosas.
Esta mulher virtuosa, era reconhecida por suas obras, em todos os lugares; na Igreja, no lar, na vizinhança, ela era louvada por onde ela passava, sigamos o seu exemplo:

SABE QUAL ERA O SEU SEGREDO? - ELA TEMIA AO SENHOR, POR ISTO ELA ERA LOUVADA.
Após a leitura deste estudo, siga o exemplo maravilhoso desta mulher virtuosa, assuma perante Deus, um compromisso, que a partir deste instante, você não será mais aquela mulher medrosa, frustrada, complexada, triste, derrotada. Daqui por diante, declare com toda confiança em Deus:
Sou mulher virtuosa, valorosa, sábia, prudente, fui comparada por Deus, com o rubi, satanás não vai invadir a minha família, o meu casamento, não vai impedir a obra que Deus tem a realizar através de minha mãos, ele não vai impedir que as bênçãos dos céus sejam derramadas sobre mim, sobre minha vida, meus familiares. A minha boca só vai abrir para profetizar bênçãos, para aqueles que estiverem ao meu redor. Sou comparada a um imenso navio, abastecido de pão, na minha casa não vai faltar o alimento, porque vou me alimentar todos os dias da Palavra de Deus, vou orar sem cessar, vou praticar o amor, exercer o perdão, estender a mão ao necessitado, serei mais humilde diante de Deus, tomei posse desta palavra poderosa, sou a coroa do meu marido. Não terei medo da neve, dos obstáculos, das dificuldades, a minha casa está iluminada, protegida permanentemente, pelo sangue de Jesus, na minha lâmpada não vai faltar o azeite, a minha casa jamais estará em trevas, eu tenho o Espírito Santo de Deus comigo. Aleluia!!!! A minha casa está marcada com o sangue de Jesus.



Por esta razão declaro e assino eu:
(coloque aqui o seu nome)

_________________________________________
Sou uma mulher virtuosa.

Se você gostou, se Deus falou ao seu coração, Indique para outras pessoas este estudo.

DEUS TE ABENÇOE

Estou aguardando um contato seu.